top of page

Organizadores das Olimpíadas de Tóquio tiveram dados roubados

Cerca de 170 pessoas envolvidas na força-tarefa de segurança cibernética dos Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram suas informações pessoais roubadas por criminosos, conforme confirmado por uma reportagem do Japan Times.

A violação de dados parece estar ligada ao recente incidente "Fujitsu ProjectWEB" que afetou entidades governamentais. ProjectWEB é uma ferramenta de compartilhamento de informações usada em projetos importantes no Japão, incluindo o comitê organizador dos Jogos Olímpicos, de modo que o escopo da violação de dados resultante do acesso não autorizado à ferramenta da Fujitsu os atinge também.


Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, portanto, faltam apenas algumas semanas. Se os criminosos possuem detalhes das pessoas encarregadas da proteção cibernética dos jogos, isso poderia significar uma fragilidade na defesa. O "Centro Nacional de Prontidão e Estratégia para Incidentes de Segurança Cibernética" afirmou que a informação vazada não deve ter impacto nas operações iniciadas para organização dos jogos.


Os dados que vazaram incluem nomes completos, cargos e afiliações de pessoas que trabalham em 90 organizações relevantes para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Possivelmente, os criminosos tentarão usar estas informação em engenharia social, obtendo credenciais de usuário e acesso a sistemas críticos. No entanto, neste ponto, tudo isso são suposições, e a verdade é que não foram divulgados muitos detalhes sobre o ataque cibernético.


As Olimpíadas de Tóquio estão sob ataque sofisticados desde 2019, quando foi revelado que hackers russos do grupo APT28 estavam envolvidos em ataques contra organizações antidoping como a WADA. Atletas russos ainda estão proibidos de participar dos Jogos Olímpicos devido a um escândalo de doping que lhes custou sua participação nacional nas Olimpíadas anteriores, então os hackers russos veem isso como um motivo para buscar vingança.


Comments


© 2015 - 2025 Todos as informações aqui publicações encontram-se em sites públicos

bottom of page